Recriação de marca portuguesa
Utilizando a marca do Teatro Nacional de São João, a recriação da identidade visual foi baseada num dos antigos logótipos do teatro. Através de uma grelha modular que permitisse modernizar o símbolo e uma tipografia com reminiscência mais clássica, o resultado final permite a aproximação a um público mais jovem, não perdendo o foco da audiência que permitiu o estabelecer do espaço como um dos grandes focos de cultura a nível nacional.
A utilização da grelha tornou possível a utilização da fachada do edifício num maneirismo mais simplificado, sem destoar a leitura do mesmo e com a capacidade de projetar o teatro no futuro, através de elementos simples, maioritariamente em formato de linhas, com pequenos apontamentos em curva que ajudaram a rematar pontos fulcrais do edifício.
As diversas aplicações, utilizadas sobre os fundos institucionais cuidadosamente escolhidos, ajudam à visualização do logótipo, símbolo e tipografia numa união que simboliza força, caráter e coesão, palavras-chave que assentam não só na fachada do teatro, mas também nos seus valores de projeção nacional e internacional.
O manual de normas auxilia a simulação de um documento concreto que redige a forma como a identidade visual deve ser aplicada, o seu funcionamento e a justificação do mesmo.
2020/21
Instituição: Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Licenciatura: Design de Comunicação
Unidade curricular: Design I 
Docente: Antero Ferreira ​​​​​​​

Outros Projectos

Back to Top